Como desenvolver um projeto de patrocínio esportivo?

2 02 2011

 

Caros Amigos,

Uma das principais solicitações que recebemos está relacionado ao modelo de proposta de patrocínio esportivo, até por conta da a proximação da Copa do Mundo e Olimpiadas existe uma grande quantidade de profissionais interessados em aumentar seu conhecimento nesse segmento, para atuar junto à empresas e projetos esportivos.

Hoje estava fazendo uma busca e encontrei um arquivo disponibilidado no site da Petrobrás que solicita exatemente todos os passos e os cuidados que o proponente do projeto deve seguir ao finalizar um projeto. Pensei que esse é um ótimo roteiro de como se preparar para montar uma proposta comercial com base em uma das empresas que mais investe em todos os generos de patrocínio: Petrobrás.

Ela tem uma atuação em alguns segmentos específicos no futebol:

  • Esporte de Rendimento

Com foco principal na participação brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, o segmento Esporte de Rendimento é voltado para a formação de atletas de alto nível, contribuindo para o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro.

Para o apoio, foram selecionadas algumas das modalidades que historicamente menos recebem patrocínios e que, ao mesmo tempo, disputam um grande número de medalhas: boxe, esgrima, taekwondo, remo e levantamento de peso.

Dentro dessas modalidades, serão contemplados 110 atletas com potencial olímpico, principalmente jovens de categorias de base, e mais de 80 profissionais de comissão técnica, equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, nutricionistas etc.) e setor administrativo. Os recursos serão aplicados em bolsas, pagamentos, equipamentos, infraestrutura e apoio a participação em competições de nível mundial.

  • Esporte Educacional

O segmento Esporte Educacional tem como objetivo contribuir para a inclusão social e a construção da cidadania por meio do acesso ao esporte na rede pública de ensino e nas redes sociais de educação popular. A partir de parcerias com o poder público e a sociedade civil, os recursos serão destinados ao atendimento direto de crianças e adolescentes através do desenvolvimento de atividades esportivas educacionais; ao fortalecimento das redes de esporte educacional; e ao incentivo a tecnologias sociais para o esporte.

Já em 2011, uma Seleção Pública de Projetos Esportivos destinará recursos para projetos esportivos alinhados aos princípios de inclusão, construção coletiva, educação integral, diversidade e autonomia.

Além disso, até 2012, serão implantados Centros Petrobras de Referência Esportiva em todas as regiões do País. Trata-se de espaços populares para o desenvolvimento de atividades esportivas educacionais, integradas ao sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, bem como de formação e disseminação de metodologias na rede pública local e regional.

Essas iniciativas são convergentes e contribuem para o fortalecimento de políticas públicas de afirmação do esporte como um direito. Tudo isso porque a Petrobras acredita que o esporte é elemento constitutivo de uma educação emancipatória, baseada na compreensão crítica da realidade e no pleno exercício da cidadania.

  • Esporte de Participação

O segmento Esporte de Participação inclui iniciativas desportivas que têm como objetivo principal a interação social entre seus praticantes e a promoção de bem-estar, saúde e qualidade de vida.

Para isso, a Petrobras dará continuidade às ações bem-sucedidas que já desenvolve, como corridas, regatas, desafios ciclísticos e festivais. A proposta é mobilizar a opinião pública, aumentar a visibilidade e qualificar as informações disponíveis sobre a prática desportiva.

  • Memória do Esporte

A Petrobras acredita que a cultura esportiva seja patrimônio de uma nação. Mais do que um registro, sua preservação é um ato de cidadania. Em 2016, o Brasil vai receber a maior festa do esporte mundial, mas muitos de nossos atletas são heróis quase anônimos. Por isso, além de sua já tradicional e conhecida atuação pela cultura brasileira, com o Programa Petrobras Cultural, a Petrobras lança uma nova ação cultural: o projeto Memória do Esporte Brasileiro, um dos segmentos do Programa Petrobras Esporte & Cidadania.

Em parceria com a ESPN Brasil, a Petrobras irá incentivar a produção e a exibição de documentários sobre o tema. O objetivo é resgatar a memória dessas grandes conquistas do esporte, difundir e divulgar diferentes modalidades esportivas, além de contribuir para o desenvolvimento de um acervo audiovisual sobre o esporte.

O projeto deve ter o DNA do Patrocínio

Isso é um norte para quem quer atualizar e conhecer um pouco das exigências corporativas quando pensamos em desenvolver uma proposta de patrocínio. São inúmeros detalhes que devem acompanhar o sonho e a responsabilidade de desenvolver um projeto sério e principalmente que tenha o DNA da empresa Patrocinadora. O que isso significa?

Temos que separar o emocional do racional e levar em consideração quais são as principais caracteristicas do seu projeto e fazer um cruzamento de informações com as empresas que existem no mercado. Após a seleção das empresas, fica mais fácil desenvolver uma proposta alinhada com as principais caracteristicas da mesma.

Com essa ação você conseguirá um melhor resultado porque está mostrando que sua proposta foi desenhada de acordo com o perfil da empresa e que ela foi selecionada entre dezenas ou centanas de empresas daquele setor.

Isso demonstra o VALOR do seu produto/projeto.

Aproveite as informações abaixo para colocar a cabeça pra funcionar e adequar o seu projeto. Sempre é bom rever os conceitos.

Sucesso !

Marcelo Azevedo

********************************************************************************************************

Relatório Final de Lições Aprendidas

Este roteiro é utilizado pela Petrobras como principal instrumento de avaliação somativa (final) dos projetos apoiados pela área social. Ao lado do processo de avaliação, e a ele relacionado, a avaliação final deve ser capaz de ajudar tanto a Petrobras quanto as organizações parceiras a construir juízos de valor sobre o projeto que se encerra, aprendendo com a experiência e tomando decisões em relação ao futuro.

 

O roteiro traz um conjunto de perguntas considerado estratégico pela Petrobras. É fundamental que os projetos apoiados procurem compreender essas perguntas e a importância da avaliação para conferir transparência ao investimento social e ajudar a identificação e a disseminação de práticas sociais importantes para a sociedade.

 

Considerando tudo isso, este roteiro foi elaborado como um desdobramento (aprofundamento) do Relatório de Monitoramento. Ele é aplicado aos projetos ao final do ciclo de apoio. No contrato estabelecido entre a organização e a Petrobras, estão previstas as datas para envio dos Relatórios de Monitoramento e também para este Relatório Final.

 

Quando elaborar este relatório, lembre-se:

  • Este roteiro é a principal ferramenta de avaliação somativa (final) dos projetos patrocinados pela Petrobras. É muito importante que sua organização invista tempo nesta atividade e que este relatório comunique os resultados alcançados pelo Projeto.
  • Quanto mais pessoas forem envolvidas neste trabalho, melhor será a qualidade do relatório, considerando que diferentes visões agregam diferentes informações e pontos de vista. Preparar este relatório pode ser um bom momento de aprendizagem para a equipe.
  • À medida que sua organização registra as atividades e organiza as informações de maneira sistemática e contínua, torna-se mais fácil escrever este relatório final. Ele pode ajudar a sistematização da experiência e a organização da gestão do projeto.
  • Caso você tenha dúvidas no preenchimento, procure o gestor do seu projeto na Petrobrás. Ele estará em condições de ajudá-lo.
  • Lembre-se que você está ajudando a Petrobras a aprender. Quanto melhor o processo de monitoramento, maior será a qualidade do investimento social da Petrobras em todo o País. Você está convidado a nos apoiar neste desafio.

Informações Gerais

01. Nome do Projeto

 

02. Nome da Organização Proponente

 

03. Município Sede da Organização Proponente

 

04. Estado Sede da Organização Proponente

 

05. Município(s) de Abrangência do Projeto

 

06. Estado(s) de Abrangência do Projeto

 

07. Data de Início do Contrato:                                                Data de Término do Contrato:

 

08. Nº. do Contrato:

 

 

09. Valor do Contrato:

 

 

10. Em caso de renovação de contrato, insira o ano do 1º patrocínio realizado pela Petrobras:

 

 

11. Nome do Coordenador do Projeto (responsável pelo projeto na instituição)

 

12. Nome do Gestor do Contrato na Petrobras

 

13. Linhas de Atuação (assinalar apenas uma)

 Geração de renda e oportunidade de trabalho

 Educação para a qualificação profissional

 Garantia dos direitos da criança e do adolescente

 

14. Forma de entrada na Petrobras (assinalar apenas uma)

 Seleção Pública

 Projeto convidado

 Voluntariado Corporativo

 

15. Tema transversal

 Gênero

 Igualdade racial

 Pessoas com deficiência

 Pescadores e Outros Povos e Comunidades Tradicionais

 Nenhum dos anteriores

 

16. Período a que se refere o relatório: De________(mês/ano) a _____ (mês/ano)

 

 

17. Relatório Nº.:

 


Perguntas de Monitoramento

18. Considerando os objetivos do seu projeto, como você resume os principais avanços quantitativos e/ou qualitativos no cumprimento desses objetivos?

(Os objetivos apresentados nesta questão são aqueles presentes no projeto apoiado/patrocinado pela Petrobras. É importante que você os traga do documento base do Projeto para este relatório. Acrescente no quadro as linhas necessárias)

Objetivo geral do projeto:

 

 

 

 

Objetivos específicos  Resultados esperados Resultados

Obtidos

Justifique sempre que os resultados obtidos forem diferentes dos resultados esperados
Objetivo específico 01      
Objetivo específico 02  

 

 

 

 

 

   
Objetivo específico 03  

 

 

 

 

 

   
Área para comentários:

 

 

 

 

 

         

 

19. De quantas redes* locais o Projeto faz parte?

(*) Entende-se por rede um conjunto de relações, regulares e sistemáticas, entre pessoas e/ou instituições, que visam objetivos comuns de interesse social.

   

 

20. De quantas redes* nacionais ou regionais o Projeto faz parte?

(*) Entende-se por rede um conjunto de relações, regulares e sistemáticas, entre pessoas e/ou instituições, que visam objetivos comuns de interesse social.

   

 

21. Que tipos de alianças e parcerias o Projeto estabeleceu ao longo do apoio da Petrobras?

(Pode assinalar mais de uma alternativa)

 Parcerias técnicas (cooperação para uso de tecnologias, conhecimentos, metodologias, etc.)

 Parcerias em recursos humanos (uso de funcionários cedidos por outras organizações – inclusive públicas)

 Parceria para uso de recursos materiais (estrutura, salas, prédios, veículos, etc.)

 Parceria para uso de recursos financeiros

 Outras Parcerias

 

22. Qual o número total de parcerias que foram estabelecidas pelo Projeto?
   

 

23. Quantas organizações financiadoras apoiaram o Projeto?

(Considere apenas aquelas que entraram com recursos financeiros) 

   

 

24. Qual o percentual do orçamento relativo aos recursos financeiros do Projeto que o investimento da Petrobras representou? (*) Trata-se do valor investido pela Petrobras dividido pelo valor total do projeto e depois multiplicado por 100 
%  

 

25. O orçamento físico-financeiro do Projeto foi cumprido de maneira prevista?
 Sim

 Não

 

26. Qual era o custo per capita previsto* ao início do Projeto?

(*) Trata-se do valor total previsto para o projeto dividido pelo número total de participantes diretos previstos no início do projeto

R$  

 

27. Qual foi o custo per capita final* do Projeto?

(*) Trata-se do valor total desembolsado pela Petrobras para o projeto dividido pelo número total de participantes diretos ao final do projeto

R$  

 

28. A comunidade participou efetivamente da gestão do Projeto?
 Sim

 Não

 

29. Quantos membros da comunidade trabalharam no Projeto como integrantes da equipe?
   

 

30. Quantas organizações manifestaram interesse em conhecer, visitar ou reaplicar a metodologia de seu projeto?
   

 

31. Qual foi a percepção dos participantes do Projeto a respeito da qualidade da metodologia utilizada?
 

 

32. Em que medida o Plano de Avaliação (Matriz de Avaliação Processual e de Resultados) do Projeto foi desenvolvido/realizado?  (Assinale apenas uma das alternativas)
Muito pouco Pouco Parcialmente desenvolvido Totalmente desenvolvido
       

 

33. Como você classifica a utilidade do Plano de Avaliação (Matriz de Avaliação Processual e de Resultados) do Projeto? (Assinale apenas uma das alternativas) 
Nenhuma utilidade Pouca utilidade Alguma utilidade Muita utilidade
       

 

34. Qual o percentual de profissionais da equipe do projeto que foram substituídos ao longo da execução do projeto?

Obs. Não inclui voluntários

(*) Trata-se da quantidade de profissionais que foram substituídos ao longo do projeto dividida pela quantidade total de profissionais necessários para a realização do projeto, multiplicado por 100.

   

         %

 

 

35. A organização costuma participar de algum conselho municipal?

(Assistência Social,Direitos da Criança e Adolescente, Saúde, entre outros)

 Sim. Qual(is)?________________________________________

 Não

 

36. A organização costuma participar de algum conselho estadual?

(Assistência Social,Direitos da Criança e Adolescente, Saúde, entre outros)

 Sim Qual(is)?________________________________________

 Não

 

37. A organização costuma participar de algum conselho nacional?

(CONANDA, Conselho Nacional de Saúde, entre outros.)

 Sim Qual(is)?________________________________________

 Não

 

38. A organização publicou algum boletim, jornal, revista, página na Internet ou outras ações de comunicação com a intenção explícita de influenciar a comunidade e/ou opinião pública em favor das causas defendidas pelo projeto? 
 Sim (Se desejar, pode anexar documentos)

 Não

 

39. O projeto documentou ou fez o registro da sua metodologia?
 Sim

 Não

 

40. O projeto (a organização) possui alguma estratégia de disseminação do conhecimento produzido pela experiência obtida?
 Sim

 Não

 

41. O Projeto (a organização) utilizou uma tecnologia divulgada pela Rede de Tecnologia Social (RTS)*?

(*) A Rede de Tecnologia Social reúne, organiza, articula e integra um conjunto de instituições com o propósito de contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável mediante a difusão e a reaplicação em escala de Tecnologias Sociais. Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias, reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que devem representar efetivas soluções de transformação social. Para mais informações, acesse: http://www.rts.org.br

 Sim

 Não

 

42. Considerando a equipe executora do projeto, quantos empregos* o Projeto foi capaz de gerar?

(*) Entende-se por emprego todo e qualquer posto de trabalho gerado em conformidade com a legislação trabalhista brasileira.

   

 

43. Como evoluíram as ações de comunicação do projeto e a exposição das logomarcas estabelecidas em contrato com a Petrobras? Todas as contrapartidas de imagem acordadas em contrato foram adequadamente cumpridas? Que resultados foram alcançados pelas ações de comunicação?

Instrumentos e ações Previsto

 

Realizado

 

Inclua evidências que comprovem o uso das logomarcas estabelecidas em contrato com a Petrobras  Justifique, caso o realizado seja diferente do previsto
Instrumento 01        
Instrumento 02        
Instrumento 03        
Total de Instrumentos        
Descreva os resultados obtidos com as ações de comunicação:

 

Obs. Todo e qualquer aplicação das logomarcas estabelecidas em contrato deve ser submetida à aprovação prévia, por escrito, da fiscalização da Petrobras. É obrigatório o envio da amostra de cada peça para a Petrobras, bem como o envio da comprovação do uso das logomarcas por meio de fotos ou outras evidências.

44. Quantas mídias espontâneas* foram produzidas pelo Projeto?

(*) Mídias espontâneas são notícias sobre o projeto divulgadas gratuitamente nos veículos de comunicação. Ex.: Reportagem sobre o projeto e/ou sobre a instituição

   

 

45. Quantas mídias contratadas* foram produzidas pelo Projeto?

(*) Mídias contratadas são mensagens pagas sobre o projeto divulgadas nos veículos de comunicação visando a divulgação do nome do projeto e/ou instituição. Ex.: Anúncio em revista ou jornal

   

 

Nas próximas páginas, há perguntas específicas para cada linha de atuação. Identifique a linha de atuação de seu projeto e responda apenas as questões relacionadas a ela.

 

 

Questões Específicas para projetos de Geração de Renda e Oportunidade de Trabalho

 

 

46. O Projeto incorporou infra-estrutura, tecnologias e/ou equipamentos para aprimoramento de seu processo produtivo e que poderão ser usadas agora para ampliar a geração de renda e oportunidade de trabalho?
 Sim

 Não

 

47. Existe um Plano de Negócios para o Projeto de agora em diante?

(*) Entende-se por plano de negócio um documento que procura organizar idéias para transformá-las em um negócio. Ele detalha o conceito do negócio, os riscos, as estratégias de comercialização dos produtos e serviços, o perfil dos consumidores, bem como todo o plano financeiro para viabilizar o negócio. O Plano de Negócios não tem um caráter estático, mas sim, dinâmico. Na medida em que haja mudanças no contexto, a partir do próprio desenvolvimento do projeto, o plano deve ser revisado e atualizado. 

 Sim

 Não

 


Questões Específicas para projetos de Educação para a Qualificação Profissional

 

 

48. Preencha o quadro abaixo, considerando o número de participantes diretos do projeto
 

Idade

 

Não concluíram o projeto

 

Concluíram o projeto sem certificado de conclusão do curso

Concluíram o projeto com certificado de conclusão do curso não reconhecido pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional ou Instituição Certificadora Concluíram o projeto com certificado de conclusão do curso reconhecido pelo Sistema Nacional de Certificação Profissional ou Instituição Certificadora TOTAL
14 – 17          
18 – 29          
30 – 59          
60 e +          
Total          

 Informações principais: Site da Petrobrás – Patrocínio Esportivo

49. Quantos participantes diretos do projeto foram inseridos no mundo do trabalho?
Idade Número de participantes inseridos no mundo do trabalho  
14 – 17    
18 – 29    
30 – 59    
60 e +    
Total    

 


Questões Específicas para projetos de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes

 

50. O projeto realizou alguma colaboração, parceria ou cooperação com as escolas, onde estudam seus participantes?
 Sim

 Não

 

51. O Projeto desenvolve atividades de educação complementar?
 Sim

 Não 

 

52. Que áreas de proteção foram trabalhadas pelo projeto, conforme os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente? (Pode assinalar mais de uma alternativa) 
Direitos da Criança e do Adolescente Se desejar, inclua comentários:
Saúde  
Educação  
Cultura  
Esporte  
Alimentação  
Lazer  
Medidas sócio-educativas  
Abrigamento  
Convivência familiar e comunitária  
Combate à violência contra a criança e adolescente  
Combate à exploração e ao abuso sexual  
Combate ao trabalho infantil  
Outro(s), qua(is)? ______________________________  

 

 

53. Quantos profissionais do Sistema de Garantia dos Direitos participaram de cursos de formação oferecidos pelo Projeto?
Profissional envolvido Número de profissionais alcançados
Conselheiro Tutelar  
Conselheiro de Direitos  
Juiz da Vara da Infância e Adolescência  
Promotores públicos  
Educadores de ONGs ligadas ao tema  
Educadores e técnicos do serviço público  
Gestores de ONGs  
Gestores públicos  
Outros  
Total  

 

(Assinatura)

__________________________________________________________________

Responsável Legal da Instituição:

CPF:

About these ads

Ações

Information

4 responses

4 03 2011
sociedade clutural recreativa benificente valverde

o progeto despretar da socideda clutural recreativa benificente desenvolver un trabalho esportivo , clutural , social , educacional . com crianças e adolecentes en irará bahia , gostaria de recuso para o nosso progeto .

4 05 2011
jorge cardoso de lima

o nome de nosso projeto é RESGATANDO TALENTOS
trabalhos com projeto sem recurso algum ,e o profissionais voluntarios estão nos deixando porque não temos apoio algumatendiamos a quase 400 crianças agora temos 80,e estamos buscando parceiros para mantelas e retonar o restante das crianças ,atendemos as comunidaes 18,27,caixa dagua ,saçu ,fazendinha ,favelinha ,cabeça de porco,pau ferro.qualquer ajuda sera bem vinda .. muito abrigo…
atenciosamente jorge cardoso de lima.

30 01 2012
pedro batista barbosa

tenho um projeto social em minha cidade e gostaria de patrocinadores para o projeto

23 03 2012
Marcelopedalverde Gervasio Silva

Mapeei e estou organizando meu país no esporte skate, fiz uma viagem de 16.000 km em 363 dias pelas principais capitais Brasileiras e sei aonde atuar,abrir associações e preparar tudo para as federações acontecerem. Procuro patrocinio para na sequencia fazer a volta ao mundo de skate pois sou o atual recordista mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 441 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: