A Menor Rota Para o ROI é o ROO

3 09 2009

ROI É APENAS UM DOS OBJETIVOS NOS PROGRAMAS DE PATROCÍNIO

Hoje em dia somos varridos com informações sobre ROI (Return On Investment – Retorno Sobre Investimento). ROI aqui, ROI ali: junta de acionistas, representantes e diretores estão colocando pressão nos departamentos de patrocínio para justificar gastos. ROI NÃO deveria ser o objetivo final em nenhum programa de patrocínio. ROI é apenas uma parte do impacto causado pelo programa de patrocínio. É apenas um de muitos objetivos e por esta razão não deve substituir nenhum dos outros objetivos.

Aqui estão 3 passos fáceis para avaliar seu ROO: marketing digital

 1. Estabeleça seu critério listando as razões para patrocinar:

 – Atingir critérios corporativos específicos

 – Iniciar ações promocionais para suas lojas

 – Alcançar um mercado novo ou existente

 – Atingir uma maior exposição e visibilidade

 A definição de critérios é uma forma simples de justificar seus processos de escolhas

 2. Quantifique seus critérios com um sistema de 1.000 pontos:

 – Objetivos Corporativos 300 pontos

 – Ações promocionais para lojas 250 pontos

 – Alcançar um mercado novo ou existente 200 pontos

 – Exposição e Visibilidade 250 pontos – Total 1,000 pontos

 Com a atribuição de pontos aos seus critérios, você poderá medir seus objetivos mais e menos importantes. Os grandes eventos ou ações de patrocínio terão a tendência de ganharem mais pontos que os menores. Por quê? De maneira simples, isto ocorre porque em virtude de seu tamanho acabam alcançando maiores objetivos. Por exemplo, um time profissional poderá pontuar em todos os critérios acima mencionados, porém como seriam seus custos e foco em um mercado específico para uma propriedade especializada? Uma segunda análise deverá ser feita para atingir seu ROO de maneira mais precisa.

 3. Calcule seu custo por ponto:

De forma a comparar parcerias e propostas de todos os tamanhos de maneira igual, você deverá saber o valor a ser pago pelo patrocínio e seu custo de ativação em seu orçamento.

A segunda análise requer que você apenas divida o valor do custo líquido pelos pontos marcados pela proposta. Por exemplo:

Custos Ponto (1,000) Custo Por Ponto

$500,000 ÷700 =$714.28

 A DISCIPLINA PARA ATINGIR RESULTADOS MELHORES.

Patrocínio possui uma personalidade própria, rçamentos, equipe de profissionais, visões e objetivos. O uso de disciplina e eficiência comprovada irá adicionar ciência à sua arte. Por exemplo, pontuando seus objetivos ao executar uma ação de patrocínio assim você fornecerá a base e a estrutura para medir o ROO em um estalo de dedos.

 Você acaba de aprender de maneira manual como avaliar propostas novas assim como já existentes. Você também impôs uma maneira simples ao mesmo tempo efetiva de avaliar benefícios intangíveis pelo uso do ROO, e poderá criar novas metas para seu trabalho.

Leonardo Da Vinci utilizou o atalho

Quando Leonardo Da Vinci estava pintando a Mona Lisa, ele utilizou seus dotes artísticos assim como técnicas cientificas para atingir seus objetivos. Seu ROO era óbvio. ROI viria apenas posteriormente

 De maneira, patrocínio é uma arte e uma ciência. E para maioria de nós, a menor rota para o ROI é o ROO.

 From: Sponsorium International Inc.


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One response

29 06 2012
Patrocínio Sob o Ponto de Vista do Patrocinador « Patrocínio & Marketing

[…] as principais necessidades corporativas estão relacionadas com o Custo x Benefício do Projeto; ROI & ROO (Return On Investiment) & (Return On Objectives); Credibilidade do Projeto e Proponente x […]

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