Como Medir o Retorno do Investimento e Objetivo em Patrocínio Esportivo e Entretenimento?

24 02 2011

Quem trabalha com marketing sabe responder essa questão?

Realmente é um grande desafio para os profissionais e principalmente para as empresas compreenderem e desenvolverem um planejamento alinhado com as metas da empresa.

Já aconteceu alguma situação que você apresenta o projeto de patrocínio e a empresa tem interesse em fechar, porém não sabe como medir o retorno? Quase sempre. Isso acontece porque o mercado corporativo tem uma grande dificuldade, em ter claro quais são os objetivos de cada ação de marketing que desenvolve.

Em algumas negociações antes de fechar o patrocínio, procuro deixar muito claro com meu cliente a importância dele saber o porque está investindo. Parece uma situação absurda, mas infelizmente acontece. As empresas investem onde acham que vão impactar seu público-alvo, mas para que?

Quando não existe a clareza do objetivo o investimento por menor ou maior que seja perde o significado, porque ao final do evento, ou da ação de patrocínio seu cliente muitas vezes vai reclamar, sem mesmo saber o porque. E quem é o culpado?

Nosso papel está ficando cada vez mais importante nesse tipo de negociação, saber direcionar e fazer com que o mercado perceba o poder que tem nas mãos proporcionando novas experiências aos seus clientes seja B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

Pensando nesse GAP procurei um parceiro experiênte no assunto (Michael Fine que atualmente é o diretor da VoloMax, uma empresa especializada na mensuração do retorno em patrocínio, marketing esportivo, feiras e eventos corporativos. Tem mais de 15 anos de experiência em diversos setores da economia, tanto no Brasil quanto nos EUA, inclusive teve a experiência de trabalhar na FIFA na organização da Copa do Mundo em 1994 nos EUA. Possui mestrado do Moore School of Business da Universidade da Carolina do Sul e graduação do School of Management da Boston University) para desenvolver um curso sobre como medir o investimento e os objetivos em patrocínio esportivo e entretenimento.

Nosso mercado está carente de qualificação profissional e por esse motivo é o momento de investirmos em nosso conhecimento.

Quais os principais objetivos?

– Entender como aplicar a métrica Retorno sobre Objetivos (ROO).
– Mensurar o ROMI (Retorno sobre Investimento em Marketing) das ações de relacionamento. 
– Aprender como aplicar técnicas de pesquisa de mercado. 
– Justificar os investimentos em patrocínio numa linguagem financeira.
– Identificar os pontos de melhoria do patrocínio para garantir seu sucesso sustentável.
– Negociar as cotas de patrocínio com mais eficácia.
– Gerenciar seus patrocínios para o curto, médio e longo prazo.Qual o Público Alvo? Diretores, Gerentes, Coordenadores, Analistas e Trainees.
 
Áreas: Marketing, Gestão de Produtos, Trade Marketing, Comunicação, Promoções, Eventos, Marketing Esportivo e Patrocínio Esportivo
 

Precisamos trocar muita informação porque esse é um mercado carente de profissinais qualificados e a grande oportunidade de crescimento é essa.

Para conhecer o programa completo do curso, acesse o site da Trevisan Escola de Negócios.

Sucesso,

Marcelo Azevedo


Ações

Information

3 responses

28 02 2011
antonio

Meu caro
existe metodologia que permite calcular o ROI em eventos ROI methodology, obtive recentemente a certificação em ROI nos Estados Unidos, podemos trocar ideias se achar por bem
Cumprimentos
Antonio Brito

18 05 2011
adriano bastos meneses

Omuito prazer meu nome é adriano bastos meneses sou de rolandia sou atleta 11 anos e gostaria muito que tivessem um tempo para analizar essa mensagem que enviei espero um retorno. e obrigado. eu sei que o patrocínio é considerado uma relação comercial através da qual é oferecido um suporte em troca de direitos e/ou associação, porque essa atividade é complexa, detalhada, exige dedicação integral conhecimento de mercado, conhecimento técnico, prático, habilidades específicas, ou seja, deve ser desempenhada por um profissional. buscarpatrocínio no Brasil virou sinônimo de pedir ajuda, filantropia. Passar o chapéu, pedir socorro, pelo amor de Deus, “me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí”. No mundo corporativo, ou melhor, no mundo dos negócios, negócio é negócio. O recurso sai se o investimento se transformar em retorno, se conseguir se pagar, se pelo menos trouxer visibilidade, espaço, mídia, clientes, simpatia à marca, publicidade, aumento nas vendas.,É preciso entender que existem passos fundamentais nessa caminhada,como querer casar no primeiro minuto com a primeira pessoa que se acha bonita. Parceria e compromisso são laços sérios, envolvem investimento, responsabilidades, avaliação, envolvimento, TEMPO, retorno para todos. eu sou um atleta uitos nao dao valor para nois, quem dera se tivesse oportunidade de estudar. eu fiz ate a 4 serie, mais ja cedo tive que parar de estudar para sustentar minha familia trabalhando e treinando , meu pai morreu a 4 anos entao tive que assumir a responsabilidade.., por isso que mando essa mensagem ao senhor quem sabe o senhor lendo sabe um pouco mais da minha historia como atleta., tenho sonho de voltar a estudar fazer um supletivo para terminar meu estudo. mais atualmente trabalho como gari como coletor mais de 6 horas por dia, e depois chego e vou treinar. graças a DEUS tenho força de vontade., e consigo tirar por fora do trabalho uns trocos na corrida. atualmente tenho um grande homem que acho que osenhor ja ouviu falar que é meuprofessor doutor henrique viana de petropolis que me treina., e sou da equipe dele . ainda bem que ele acreditou em mim e no meu potencial como atleta e ser humano., mais preciso de um patrocinio aonde posso viagiar para competir e me dedicar mais no atletismo e voltar a estudar., sei que sou capaz., sou atleta a 11 anos., pois sei que é uma empresa grande., ., e que acredita no atletismo …, parabens., espero que o senhor possa ler. me da uma dica. obrigado pela atenção

desculpa pelos meus erros ….caligrafia,

vou deixar meu celular de contato. 01443- 91566960. espero um retorno . leia com carinho e desculpa oculpar seu tempo. fca com DEUS…. amem. ass.. adriano bastos

10 01 2012
Desfile de patrocinadores no carnaval 2012 « Patrocínio & Marketing

[…] de serviços e principalmente os camarotes para clientes VIPS, são outros meios de aumentar o ROO (Return On […]

Deixe uma resposta

