Desfile de patrocinadores no carnaval 2012

10 01 2012

O carnaval é a maior festa popular no Brasil e atrai turistas do mundo inteiro, isso faz com que o mercado corporativo, principalmente as empresas que buscam relacionamento B2C (Business to Consumer) façam grandes investimentos financeiros em patrocínio.

O principal atrativo são as ações relacionadas ao Markting Institucional e principalmente o Marketing de Relacionamento, pois a marca presente nesse tipo de evento cultural, faz com que toda a experiência vivida, seja relacionada com a empresa patrocinadora. A ativação de experimentação de produtos e também de serviços e principalmente os camarotes para clientes VIPS, são outros meios de aumentar o ROO (Return On Objectives).

A disputa entre as marcas é grande, para garantir melhor atuação na grande festa. Selecionei uma das principais notícias desse desfile de marcas pelo carnaval:

Casas Bahia patrocina Carnaval na Bahia!

A Casas Bahia renovou o patrocínio do projeto Bahia Folia, da Rede Bahia de Televisão, afiliada da Rede Globo no estado. É o segundo ano consecutivo que o grupo patrocina o projeto de transmissão do Carnaval de Salvador.

A parceria permitirá a exposição da marca Casas Bahia a partir do dia 25 de janeiro, segundo a empresa, com a veiculação de clips e chamadas de transmissão. A Casas Bahia comemora, em 2012, três anos de instalação na Bahia.

O projeto de patrocínio inclui também ações de cross mídia nas emissoras de rádio, jornal impresso e portais de internet da Rede Bahia, além da transmissão para mais de mais de 100 países através da Globo Internacional.

(Via: Exame)

Guerra entre Ambev e Schin

Companhias que mais investem em iniciativas no período começam a divulgar suas ações para aproveitar as vendas de maior alta no consumo de cerveja no país.

As já tradicionais ações das cervejarias Ambev e Schincariol para o Carnaval começam a chegar à mídia e esquenta a concorrência entre as companhias em um dos períodos de maior venda de cerveja no país.

Este ano, a disputa entre as empresas que mais investem em iniciativas de marketing para o período terá um importante diferencial em relação aos anos anteriores com a chegada da multinacional japonesa Kirin, que entrou no segmento brasileiro no ano passado ao adquirir a detentora das marcas Nova Schin e Devassa, carros-chefes nas ações da empresa para o Carnaval.

A grande concorrente será a Skol, da Ambev, que terá uma promoção nacional realizada pela internet que levará um grupo de consumidores para aproveitar as quatro principais folias do país em apenas cinco dias: Rio de Janeiro, Ouro Preto, Salvador e Recife/Olinda.

A Skol terá também um comercial criado agência F/Nazca especificamente para a data em uma ação que abrangerá também peças de mídia exterior, internet, mídia impressa e spot de rádio.

Já durante os dias de folia, as iniciativas para a marca serão através de patrocínios a blocos e trios elétricos de diversas cidades pelo país, além de se associar á escola de samba carioca São Clemente.

Já as iniciativas da Schincariol estarão centradas este ano no eixo Rio-São Paulo tendo como principal diferencial em relação à concorrente a exclusividade na venda de cervejas nos sambódromos carioca e paulista.

Além disso, a empresa contará pelo terceiro ano consecutivo como o Espaço Devassa em plena Marquês de Sapucaí, que após o fim do Camarote Brahma no ano passado passou a ser o local mais disputado por famosos e de maior mídia espontânea durante os dias de festa.

Nova Devassa

Por sua vez, a Ambev “roubou” da concorrente o patrocínio do Carnaval de Salvador ao ganhar a concorrência promovida pela organização do evento com a marca Brahma. Com investimento de R$ 4,9 milhões, a empresa tira da Schincariol uma ação estratégia que era mantida há onze anos.

Após dois anos de muita repercussão ao escolher como garotas-propaganda a socialite americana Paris Hilton, em 2010, e a cantora Sandy, no ano passado, a marca Devassa ainda faz mistérios para divulgar a nova celebridade que estará em sua campanha no período.

A polêmica seria mantida caso o apresentador e empresário Sílvio Santos seja confirmado para o posto conforme se especulou na mídia dias atrás.

De acordo com a Schincariol, a empresa “possui um planejamento específico para a data” com campanhas publicitárias, patrocínios aos blocos de rua e ações focadas nos consumidores através dos pontos de venda do país.

Por sua vez, a Heineken deixará de investir em ações específicas para o Carnaval para investir nas mudanças operacionais que foram realizadas recentemente pela empresa.

“Estamos nos concentrando em investimentos na produção e logística de nossas marcas nas oito cervejarias no Brasil para atender a alta demanda do verão”, diz Paulo Macedo, vice-presidente de relações corporativas da Heineken Brasil.

(Via: Brasil Economico)


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2 responses

4 03 2012
Joao Otavio Martins Xavier

ola …. meu nome é João otavio martins xavier , ….estou aqui para pedir um patrocínio. sou professor de capoeira.. dou aula em uma ong para crianças carentes e aos sábados tenho um trabalho social tbm para crianças carentes … o que peso é um patrocínio para me ajudar em campeonatos e viagens..pratico jiu-jitsu também…. ficaria muito grato se me ajudarem…. até poderia ajudar divulgar o nome das casas Bahia!! 😄

7 05 2012
Estratégia de Patrocínio com Foco em Turismo « Patrocínio & Marketing

[…] Em 2011 a Bombril foi uma das principais patrocinadoras da escola de samba Vai-Vai e conseguiu um tema bem interessante para sua marca: Mulheres que Brilham, também a Vila Isabel falou sobre cabelos e foi patrocinada pela Pantene e Porto da Pedra teve em seu samba enredo Iogurte e foi patrocinada pela Danone. Essa estratégia corporativa pode causar estranheza, principalmente às comunidades, pois certamente estão vendendo sua “liberdade” para falar de temas “comprados”. Isso pode gerar muita polêmica. Será que estamos sambando uma farsa !??? O Desfile das Marcas ! […]

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