Marketing de relacionamento aumenta em mídias sociais

11 01 2012

Com o crescimento da tecnologia de Informação, unida ao acesso do consumidor à Internet, houve-se a necessidade de criar estratégias, que fossem além das tradicionais, para Interagir direto com o consumidor (independente de ser B2C ou B2B)

Na internet o consumidor quando está conectado, procura satisfazer basicamente três necessidades: informação, diversão e relacionamento.

As redes sociais em marketing digital são os canais de relacionamento digitais, onde as pessoas se encontram, como uma página da internet, para Interagirem de forma diversa, exemplo: Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, Myspace e outros.

E as mídias sociais, são o conjunto das redes sociais, juntamente com os blogs e sites colaborativos.

É uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações.

É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo.

Em mídia social as pessoas desempenham não só o processo de leitura, ou somente divulgar informações, mas também compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir.

E quanto as classificações de consumidores ou gerações que mais usam ou irão utilizar estas ferramentas? Geração X, Y ou Z?

Na verdade podemos chamar de Geração A, ou Geração Atitude, independente da época em que nasceram, pessoas que possuem facilidade para responder desde (hoje) um simples e-mail, possuem perfis e usam as Mídias e Redes Sociais (tanto pessoal como profissional), tem ou usam dispositivo móvel, e outras facilidades tecnológicas digitais, unidas ao até então chamado mundo ´off line´ e possuem uma boa dose de Iniciativa, Inovação, Criatividade, Empreendedorismo, sabem aproveitar as oportunidades, não tem medo de ousar, ou ´reclamar´, expõem suas observações, valores, e interagem mais rapidamente.

É para estas pessoas e não apenas simples consumidores que o novo marketing, está caminhando.

Via: Administradores

 

Ampliação da Interação das Marcas

 

O sucesso e o crescimento da adesão a redes sociais como o Facebook são inegáveis. Segundo o Ibope Nielsen, 87% dos internautas brasileiros – 39,3 milhões de pessoas – utilizam páginas de relacionamento. E cada usuário passa, em média, 7 horas conectado a elas.

Apenas estes indicativos são suficientes para explicar a razão que faz desde pequenas a grandes marcas ampliarem sua atuação pelas redes sociais. Mas os números não param por aí. Segundo o portal Socialbakers, no Brasil, mais de 60% dos usuários do Facebook possuem entre 18 e 34 anos.

Além disso, graças à plataforma tecnológica do Facebook, baseada em interação e compartilhamento de opiniões, desejos e afinidades, é possível disponibilizar aplicativos, vídeos, games, músicas, shows e até e-commerce.

Os números são tão interessantes que grandes marcas consideram Social Media Marketing como uma de suas principais estratégias de comunicação. Segundo uma pesquisa realizada pela Effie Worldwide e Mashable, 70% das empresas entrevistadas planejam ampliar seus investimentos em Social Media em 10% neste ano.

Mas marcar presença pelas redes não é mérito de grandes marcas. Um levantamento feito pela Constant Contact apontou que 81% das pequenas e médias empresas usam mídias sociais como ferramenta de marketing, enquanto que 86% acreditam que o Facebook é uma ferramenta eficaz para tanto.

No Brasil, as empresas buscam explorar cada vez mais este segmento. “A Inter.net reúne vários cases de Social Media Marketing de grandes e pequenas empresas. Valorizando as próprias ferramentas do Facebook, utilizamos nossa expertise para atrair a atenção dos usuários  e ampliar a webpresence da marca”, explica Alessandra Zanetti, CEO da Inter.net Brasil.

Fashionera

Fashionera

O Fashionera, buscador de moda feminina, buscava ampliar sua presença nas redes sociais e a interação com seu público-alvo, composto predominantemente por mulheres brasileiras.

Para isso, a Inter.net construiu uma Fan Page no Facebook e se valeu de produção de conteúdos sobre moda, estilo e entretenimento. Composta por profissionais de moda, tecnologia e marketing, a equipe de gestão do projeto tem apostado na interação com os usuários e no compartilhamento das últimas tendências mundiais do ramo.
De agosto para novembro, registrou-se um aumento de 165% nas interações da Fan Page, além de crescimento de 92% no número de usuários e aumento de 302% nas visualizações das publicações.

“Ferramentas como os botões ‘curtir’, ‘comentar’ e ‘compartilhar’, quando utilizadas de forma estratégica, se tornam grandes aliados das marcas”, comenta Zanetti.

Absolut Vodka

Absolut Vodka
Para ABSOLUT VODKA, além de produção de conteúdo segmentado, com foco no perfil do consumidor da bebida, a Inter.net desenvolveu, em parceria com a PERNOD RICARD BRASIL, o aplicativo “Qual ABSOLUT sou eu?”, em que o usuário, ao responder um Quiz, descobre qual sabor de ABSOLUT VODKA ele é.

Nos últimos 6 meses, a Fan Page da bebida registrou aumento de 116% no número de usuários, crescimento de 286% na visualização de publicações e de 161% nas interações.

“ABSOLUT é uma das vodkas mais consumidas e a marca já conquistou inúmeros fãs. Nesta ação, quisemos mexer com a relação de identidade entre os sabores da bebida e os internautas”, sinaliza Zanetti.
“Tanto grandes empresas como PME’s têm apostado no retorno que a interação com consumidores pode trazer pelas mídias sociais. As pesquisas apontam esta tendência e, cada vez mais, as marcas têm inovado nas formas de aparecer pelas redes”, explica Zanetti. “As ações incluem desde aplicativos, conteúdos, até e-commerce via Facebook”, finaliza.

Sobre a Inter.net
A Inter.net é uma empresa multinacional, com sede nos Estados Unidos e atualmente em 13 países. É uma das pioneiras mundiais em soluções completas para projetos de internet, atuando em cinco principais áreas: Provedor, oferecendo opções de conexão Banda Larga, webmail e antivírus; Hosting, com soluções para hospedagem de sites, gerenciamento de TI, data Center e cloud computing; Digital, com serviços estratégicos de marketing digital, como ações de social media marketing, buzz monitor, SEO, monitoramento e mensuração; Social Media, desenvolvendo e ampliando o relacionamento de marcas e seus públicos, por meio das redes sociais; Mobile, com campanhas via SMS, sites e aplicativos mobile e conteúdos segmentados.

Com mais de 10 anos de expertise no mercado brasileiro, a Inter.net se tornou uma empresa multifuncional que oferece projetos e serviços de tecnologia tanto para pessoas físicas como para empresas.

Em 2011, a empresa lançou o Fashionera, maior buscador de moda feminina do mercado brasileiro baseado em “social shopping”. O portal auxilia as mulheres a descobrir e encontrar o produto que desejam e em qual loja comprar.

Via: Portal da Propaganda


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