Patrocínio Sustentável: Empresas podem ter problemas por falta de ética

7 02 2012

Anistia Internacional pede o fim do contrato com a Dow Chemical. A empresa é dona de uma companhia responsável por um acidente que matou milhares na Índia

Meredith Alexander, membro do Comitê por uma Londres Sustentável, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (26). O comitê é responsável por garantir que a organização dos Jogos siga preceitos éticos e de sustentabilidade ambiental. Alexander pediu demissão em protesto à presença da Dow Chemical entre os patrocinadores da Olimpíada de 2012. A empresa americana é dona da Union Carbide, responsável pelo vazamento em uma fábrica de pesticidas em Bhopal, na Índia, em 1984, que causou milhares de mortes.

A AI pediu ao presidente do Comitê Organizador, Sebastian Coe, que “reconheça publicamente que não foram levados em conta os direitos humanos ao conceder um contrato à Dow, uma empresa que se negou a assumir suas responsabilidades em relação às vítimas de Bhopal”. Ativistas estimam que, nos anos seguintes a 1984, 25 mil pessoas morreram em decorrência do acidente na fábrica de pesticidas. Segundo a AI, outras 100 mil pessoas ainda sofrem problemas de saúde resultantes do vazamento. A Dow Chemical comprou a Union Carbide em 2001 e ativistas pedem que a empresa crie um plano de compensação para as vítimas.

Segundo a AI, a presença da Down Chemical entre os apoiadores dos Jogos é incorente com a proposta do Comitê Organizador de fazer uma Olimpíada sustável. Em entrevista ao site da Anistia Internacional, Meredith disse que a continuidade do acordo equivale a absolver a empresa. “Não posso me olhar no espelho e ser associada a isso. Minha decisão de fazer isso [renunciar] publicamente vem de um desejo de contribuir para que as vozes das vítimas da tragédia em Bhopal sejam ouvidas”, disse. “Há dois lados em toda história, mas, dessa vez, as pessoas no poder estão ignorando o lado das vítimas de Bhopal.”

Ainda na quinta-feira, a Anistia Internacional (AI) enviou um apelo ao Comitê Organizador da Olimpíada de Londres pedindo que o contrato seja revisto. A Dow Chemical é responsável por um patrocínio de 7 milhões de libras para bancar um conjunto de painéis de plástico que vai decorar a parte externa do Estádio Olímpico.

Via: Época


Ações

Information

One response

8 02 2012
Bianca Nicolau

é…uma questão delicada que envolve ética e interesses comerciais …

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: