F5 : Patrocínio Cultural

31 07 2012

Gestão cultural em ambiente empresarial

Curso do Cemec sobre Patrocínio Cultural apresenta novo cenário de investimento

Alguns dos mais renomados profissionais do mercado participarão do curso Patrocínio Cultural, de 7 a 30 de agosto na capital paulista. Além de casos concretos, o curso apresentará ferramentas e técnicas para o aprimoramento da gestão cultural em ambiente empresarial.

Promovido pelo Cemec, primeiro centro de formação especializado em negócios criativos, o curso tem coordenação do consultor Leonardo Brant, responsável por implementar políticas de patrocínio cultural para grandes empresas como Avon, Comgás, Vivo e Fundação Vale, entre outras.

As grandes mudanças no cenário político e mercadológico obrigam as empresas a reinventarem o jeito de atuar na área cultural. “A Lei Rouanet em fase de alteração, a consolidação da economia criativa, a proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, o avanço do mercado de entretenimento e as novas tecnologias de informação e comunicação apresentam novas perspectivas, animadoras, para o mecenato empresarial”, aponta Brant. “O curso pretende ampliar a visão e as perspectivas do patrocínio por quem toma as decisões e acompanha essas mudanças”, reforça o consultor.

O programa apresenta o patrocínio como uma poderosa ferramenta de comunicação empresa-sociedade e casos experimentados, propondo-se a suprir a necessidade de informação e esclarecimento por parte de empreendedores e executivos responsáveis pelo patrocínio no mundo empresarial.

Eliane Costa, ex-gerente de patrocínio da Petrobras e uma das professoras do curso, observa que “nos últimos anos, a compreensão das potencialidades do patrocínio passou a requerer uma abordagem mais complexa dessa ferramenta de comunicação, por vezes ainda entendida de forma simplista, embora nem sempre ingênua, como um mero repasse de recursos”. E aponta alguns caminhos para enfrentar esses desafios, exigindo “uma maior sistematização da ação de patrocínios, incluindo a adoção de mecanismos de gestão democrática da demanda (editais de seleção pública de projetos, por exemplo), bem como o refinamento de seus processos e controles, ao lado da qualificação de seus técnicos e gestores”, reforça a consultora.

O curso aborda ainda, o patrocínio cultural como ferramenta de comunicação, com grande capacidade de agregar reputação a uma marca, ativo cada vez mais valioso para qualquer instituição. Para o coordenador do curso, o patrocínio “precisa ser compreendido como inovação, inteligência, transcendendo o mecenato empresarial tradicional, para a configuração de ações e relações orgânicas, conscientes e efetivas com a sociedade”, conclui.

 

Programação

O curso Patrocínio Cultural será realizado de 7 a 30 de agosto, na sede do Cemec, em São Paulo:

Planejamento Cultural – Leonardo Brant – como construir uma política cultural privada.

Modelos de Patrocínio – Marcelo Azevedo – o patrocínio diante dos desafios de comunicação empresarial.

Mercado Cultural – Eduardo Saron – o cenário brasileiro e as mudanças no panorama do investimento privado em cultura.

Gestão de Patrocínio – Mario Mazilli – acompanhamento de projetos; interlocução cultura-empresa.

Incentivos Fiscais – Fernando Quintino – Lei Rouanet, Fumcad, Lei do Esporte e Lei de OSCIP.

Editais e Convocatórias – Eliane Costa – o edital como ferramenta de patrocínio: como planejar e implementar um edital.

Marketing Cultural – Sergio Ajzenberg – do top of mind ao top of heart: patrocínio como estratégia de encantamento.

Economia Criativa – Piatã Stoklos Kignel – patrocínio como modelo de negócios.

 

Para maiores informações : Clique aqui


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: