Investimento Recorde de R$ 67 Milhões em Cultura

20 08 2012

A Petrobras vai destinar R$ 67 milhões para a edição 2012 da seleção pública do Petrobras Cultural. É a maior verba de todas as edições do programa, que selecionará projetos de todo o Brasil, em 11 áreas culturais. O anúncio foi feito na última sexta-feira (17) pela companhia, em evento que contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda.

O Programa Petrobras Cultural contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais. A inscrição, que começou na sexta-feira, é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente pela internet, no endereço http://ppc.petrobras.com.br/. Cada área possui um prazo diferente para o término das inscrições, que segue até o dia 1º de novembro.

A Petrobras vem evoluindo nesse compromisso com o mundo da produção cultural e com a expressão do povo brasileiro, destacou a ministra Ana de Hollanda. A parceria entre a Petrobras e o Ministério da Cultura (Minc) vai ser fundamental. Todos os artistas que têm sido contemplados sabem da importância da nossa aliança com todos os patrocinadores. Isso tem que ser um estímulo para a continuidade e para o crescimento, disse.

Segundo o diretor da Petrobras José Antônio de Figueiredo, o processo de seleção dos projetos adotado pela companhia, que seguiu o mesmo modelo que o Minc utiliza em seus editais, foi decisivo para democratizar o patrocínio. Foi por meio da seleção pública bem focada, destinada ao preenchimento das mais diversas lacunas culturais que esse programa se impôs, floresceu e dá frutos, disse.

Entre as novidades, a edição deste ano trará o apoio à circulação de exposições e o apoio a artistas, grupos ou redes musicais. Outra mudança foi o aumento do período de patrocínio à manutenção de grupos e companhias de teatro e de dança para três anos.

Temos uma área completamente nova, que é a circulação de exposições. Há um grande mercado de exposições no Brasil que têm dificuldade de circular. Há um grande desejo dos produtores de expandir suas exposições, explicou Taís Reis, gerente de Patrocínios Culturais da Petrobras.

Na seleção pública de apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira, o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

De acordo com Taís, a Caravana Petrobras Cultural vai percorrer 26 cidades do país e espera um público de 4 mil pessoas em palestras que visam esclarecer dúvidas sobre o edital para os produtores culturais locais. Vamos conversar sobre os erros mais comuns, quais os acertos que as comissões buscam e ter um diálogo mais aprofundado. A gerente enfatizou que o mérito qualitativo dos projetos é o principal critério de escolha.

O Petrobras Cultural já teve oito edições de Seleção Pública, abrangendo 80 áreas, destinando R$ 313 milhões a 1.319 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.

Via: Dinheiro na Conta

 


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