Correios Gerou um Retorno 7 Vezes Maior que o Aplicado em Patrocínio Esportivo

24 09 2012

Lembrada pela maior parte dos brasileiros como uma marca confiável, os Correios utilizam há 22 anos a associação com o esporte como uma forma de transmitir valores e gerar aproximação com clientes estratégicos. Entre 2011 e 2012, a empresa investiu cerca de 33 milhões no patrocínio às equipes de natação, futsal e tênis e se prepara para iniciar no próximo mês uma parceria com o handebol.

Não é novidade que a associação ao esporte ajuda a atrelar marcas a atributos e valores positivos. Os Correios utilizam o patrocínio a atletas e confederações não só como forma de mostrar sua identidade, mas gerar receita. O apoio ao tênis faz parte dessa estratégia. Apesar de ser um esporte não tão popular no Brasil, a marca já injetou desde 2011 até agora R$ 7 milhões nas equipes. O objetivo é se aproximar do público que, geralmente, acompanha as partidas: empresários, diretores de grandes corporações e formadores de opinião.

Além de patrocinar os atletas, os Correios também fazem a marca presente aproximando os jogadores dos seus fãs, fazendo do apoio uma ferramenta de relacionamento. “Já fechamos negócios importantes e com geração de receita nas arenas. O tênis ainda tem pouca visibilidade, mas conta com um público fiel que nos possibilita esse relacionamento por meio da geração de experiências”, explica Graziela Cavaggioni, Chefe do Departamento de Comunicação Estratégica dos Correios e responsável pelas áreas de publicidade e patrocínio da companhia.

Utilização da marca Sedex

Para divulgar sua marca e transmitir carisma, foi criado o mascote “carteirito”. O boneco atua nas quadras durante as partidas fazendo a troca das bolas. Além disso, são promovidos encontros entre os jogadores e o público e realizadas visitas periódicas a entidades carentes. “O mascote foi uma forma de brincar um pouco com a marca criando um personagem carismático. Ele é visto com simpatia pelo público infantil. Além disso, as visitas às instituições são uma forma de incentivo”, diz Graziela Cavaggioni.

A maior visibilidade para os Correios hoje está nas modalidades aquáticas (natação, nado sincronizado, saltos, pólo aquático e maratonas aquáticas) e no futebol de salão. Apenas no período entre 2011 e o primeiro semestre de 2012 o patrocínio representou um montante de R$ 26 milhões e gerou um retorno pelo menos sete vezes maior que o aplicado.

Via: Exame


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