Patrocinadores da Diversidade e Inclusão!

29 07 2015

Logo FGDI pequeno

Grande parte das empresas no Brasil estão mais atentas sobre um tema que antes era visto apenas como Responsabilidade Social –  Diversidade e Inclusão. Esse é um assunto que demanda cuidado na abordagem porque falamos de alguns pilares importantes como:

  • Cultura;
  • Raça e Etnia;
  • Gerações (Y e reintegração de idosos);
  • LGBT;
  • Religião;
  • Pessoas com Deficiência – visual, mental, motora e auditiva;
  • Gênero;

Existem também empresas que estão apenas preocupadas em cumprir a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência e geralmente nesses casos, é quando acontecem os maiores problemas, porque esses profissionais são recebidos sem preparo e surgem questões como a falta de acessibilidade, plano de carreira e gestão inclusiva.

Tive a oportunidade de me reunir com mais de 40 Vice-Presidentes e Diretores de Recursos Humanos das maiores empresas do país e pude perceber que a grande parte está mais interessada em desenvolver ações e programas inclusivos nos seus diversos pilares.

Esse é um grande desafio para as corporações porque os CEOs estão percebendo que esse tipo de ação pode gerar um ótimo resultado, principalmente em questões como:

  • Melhoria dos indicadores em inovação e criatividade na sua organização;
  • Mudanças nas relações interpessoais com ganho na visão dos líderes/gestores, motivação dos colaboradores e melhora do clima organizacional;
  • Saúde organizacional – o impacto positivo no desempenho da empresa;

E ai você me pergunta o que esse tema tem a ver com marketing ou patrocínio?

Tudo a ver!

Isso porque já existem estudos globais que foram desenvolvidos por consultorias que comprovam que empresas engajadas com esse tema, demonstram a Valorização do Capital Humano se destacam e agregam valor à marca na visão dos colaboradores, clientes e fornecedores.

Essa é uma consequência natural para um processo que anteriormente só era valorizado para programas de Responsabilidade Social ou Sustentabilidade onde as empresas perceberam que esse tipo de atuação se tornou um diferencial competitivo diante de um cenário tão acirrado.

Para os profissionais de marketing é cada vez mais importante fazer o link de maneira natural para que esses atributos sejam absorvidos no posicionamento e na imagem das empresas. Porém, infelizmente grande parte dos profissionais ainda não perceberam esse tema como item estratégico em seus planejamentos. Tentei contato com algumas empresas para apresentar o projeto e muitas não deram a menor importância e diziam que não atuavam com esse tema, ou não era de interesse. Mas tudo é questão de tempo e de mudança cultural. Quem sair na frente, com certeza terá os melhores resultados.

Foi ótimo perceber que em outras empresas como IBM, Accenture, Monsanto, Furnas, Dow Química, Magazine Luiza, Natura, TozziniFreire Advogados, Carrefour, Egalitê e Serasa Experian esses programas já fazem parte da estratégia de RH e estarão reunidas para promover a discussão de boas práticas e como minimizar o impacto das barreiras atitudinais no dia a dia e nos programas de diversidade e inclusão.

Tive o prazer de desenvolver a captação de patrocínio para este evento que irá reunir os principais Vice-Presidentes, Diretores e Gerentes de Recursos Humanos, Responsabilidade Social, Sustentabilidade e Diversidade nos dias 04 e 05 de Agosto no Golden Tulip Paulista Plaza – SP.

Para conhecer melhor essa iniciativa, basta clicar aqui.

Tenho certeza que esse tipo de programa mobiliza os profissionais e as empresas para um ambiente mais inclusivo e diverso! E espero que cada vez mais empresas encorporem essa causa em seu DNA.

Um abraço e Sucesso!

Marcelo Azevedo


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: