Sempre recebo e-mails de produtores culturais ou profissionais que atuam com projetos culturais com muitas dúvidas de como montar uma proposta e quais são as diretrizes para uma boa proposta de patrocínio.
Tive a oportunidade de trabalhar durante seis anos na Porto Seguro e durante cinco anos participei de um grupo de teatro mantido pela empresa. Atualmente esse grupo infelizmente não existe mais, porém a empresa com a visão do lider inovador Jayme Garfinkel continua apoiando a cultura nacional.
Abaixo coloco as informações do site da empresa que darão uma ótima base para sua proposta e caso tenha interesse em patrocínio da empresa, também estão todas as informações sobre os procedimentos e contato:
A Corporação Porto Seguro procura patrocinar e apoiar diversos tipos de projetos sociais e culturais, independentemente da exposição nos meios de comunicação ou da presença de nomes consagrados. A Política de Patrocínio da Porto Seguro é compreendida como uma ação de comunicação de relacionamento com o cliente, com o objetivo de oferecer benefícios de qualidade vinculados ao cumprimento da missão e valores da empresa. No intuito de descobrir e valorizar o potencial de novos talentos e promover a descentralização da cultura e a democratização da arte com qualidade. Para 2014, estamos focando nossas parcerias em peças teatrais e shows musicais, que tenham temporada pelo Brasil todo.
Segmentos:
- Culturais (Artes Cênicas e Música)
- Sociais e educacionais
- Esportes
Diretrizes:
- Vincular as ações de patrocínio e apoio à missão institucional da empresa e seus objetivos estratégicos
- Descentralizar geograficamente a distribuição dos recursos de patrocínio e apoio, no âmbito do território nacional, tanto no aspecto da localização das entidades proponentes, quanto no do público
- Beneficiário dos projetos e, sempre que possível, evitar concentração em determinadas regiões
- Promover inovações, produções e divulgações tecnológicas, culturais e esportivas
- Promover o desenvolvimento humano, a brasilidade e a auto-estima dos brasileiros
- Promover a igualdade de gênero, a diversidade étnica e cultural
- Promover a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável
Critérios e Seleção:
- Projetos que sigam os segmentos acima citados
- Localização e qualidade técnica do local (teatro, casa de show ou espaço cultural)
- Criatividade e objetividade do projeto
- Abrangência geográfica
- Viabilidade do projeto
- Compatibilidade entre custos e benefícios
Não serão aceitos projetos que tenham:
- Vínculo com empresas relacionadas direta ou indiretamente com os serviços oferecidos pela Corporação Porto Seguro
- Ações que incitam violência, religião, drogas e sexo
- Fora do prazo
- Que não atendam aos critérios de seleção acima
Solicitação de Patrocínio e Apoio Cultural
A Porto Seguro patrocina projetos aprovados pela Lei nº. 8.313, mais conhecida como Lei Rouanet, que é uma lei brasileira para incentivar investimentos culturais, que pode ser usada por empresas e pessoas físicas que desejam financiar projetos culturais.
Importante: O período de recebimento de projetos para Lei Rouanet para 2014 é de 16 de setembro a 29 de novembro de 2013. O retorno de todos os projetos ocorrerá até 31 de janeiro de 2014.
Roteiro para elaboração de projetos:
Apresentação
Mostre, resumidamente, a essência do projeto. A apresentação é parte fundamental do projeto. Neste item, o patrocinador/apoiador deverá compreender de forma rápida a sua proposta. Informe, de maneira clara, breve e sucinta, os objetivos gerais, as atividades previstas, os principais profissionais envolvidos e o valor do investimento solicitado.
Justificativa
Informe por que e para que implementar o projeto. Ressalte aqui o público beneficiado, local de atuação, relevância do projeto, contexto artístico em que se insere o projeto, indicando o que ele agrega à sociedade.
Objetivos
Descreva os principais objetivos a serem alcançados pelo projeto. O proponente deverá informar “o quê” pretende realizar de maneira clara e sucinta, além de descrever o que pretende atingir.
Cronograma das Atividades
Informe as atividades que você pretende desenvolver e os seus prazos. Relacione as principais atividades do projeto indicando o prazo para a realização de cada uma. Este item é de fundamental importância para o acompanhamento e a boa gestão do projeto.
Temporada
Informe a temporada fechada com data, horário e local já definidos.
Equipe
Relacione a equipe técnica, elenco, autor e direção do projeto.
Plano de Comunicação
Explique, brevemente, como você pretende divulgar seu projeto. Deve estar previsto no projeto um plano de comunicação e divulgação (veiculação na mídia impressa e eletrônica, material gráfico para distribuição, assessoria de imprensa etc.).
Cotas de Patrocínio e Apoio
Se o seu projeto já possui cotas de apoio, coloque discriminando os benefícios oferecidos de forma clara. Deixe claro se os valores são negociáveis.
Contato
Especifique o nome do produtor, endereço, telefones e e-mail para contato.
Como enviar o projeto?
Caso seu projeto atenda os requisitos aqui mencionados, você pode encaminhar o projeto para o e-mail: saulo.haikal@portoseguro.com.br ou físico (impresso, CD e/ou DVD) para o endereço:
A/C: Projetos Culturais – Porto Seguro
Av. Angélica, 2.220 – Cj. 81 e 82 – Higienópolis
São Paulo – SP
CEP.: 01228-100
bom dia maigo sou representante de jogadores tenho um aprojecto baseado na recuperao de garotos. de talentos para o futebol europeu, titando os das malditas drogas, gostaria de ter voce como meu orientador nesta questo pois no sei montar projeto pois so me entendo de bola . pode me ajudar, abrao.
Date: Tue, 13 Aug 2013 10:00:50 +0000 To: sportplayrsoccer@hotmail.com
ola amigo bom dia pra voce olha tenho um rascunho de um projecto de base chama futebolxdependencia quimica gostari de enviar ai para voce. dar uma olhada . quero fazer uma grande trabalho em toda esta area , e tambem descobrir talentos para europa onde tenho muito contato e interee em talentos novos. quem sabe poremos ser grande parceiros abrao
Date: Tue, 13 Aug 2013 10:00:50 +0000 To: sportplayrsoccer@hotmail.com